Historial

A Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia é uma Associação Cultural com estatuto de utilidade pública por Despacho de Sua Exa., o então Primeiro-ministro, Professor Doutor Aníbal António Cavaco Silva, de 24 de Junho de 1988.

Com cerca de 450 associados, esta instituição teve o seu inicio em 1928, pois é desta data a primeira acta oficial com nome adoptado para a mesma, mas já antes disso, desde os primórdios dos anos 20, alguns grupos se movimentavam no sentido de na eira dos lavradores realizarem espectáculos cénicos que serviam para o seu recreio e para o dos seus concidadãos. Desses grupos unidos nasceu a EDMMM.

O teatro e a música fazem jus ao nome dado à associação pelos seus fundadores, pois estas foram desde o inicio as principais actividades realizadas, tanto mais a partir de 1940, aquando da inauguração da primeira sede social: uma casa modesta, mas já com uma sala de convívio para os seus associados e uma pequeno palco exterior onde foram levados a cena grandes espectáculos de teatro e música.

Sede Antiga da EDMMM

Já nessa altura e com o espírito altruísta que sempre foi apanágio desta associação, forma criadas aulas para ensinarem as primeiras letras (como se diria na altura), a uma população rural, na sua grande maioria analfabeta.

Nestas actividades e em outras, como encontros de ranchos folclóricos, uma pequena orquestra que além dos espectáculos que realizava, acompanhava normalmente as peças de teatro feitas pelos nossos amadores, espectáculos de variedades jogos tradicionais e um outro cem número de actividades foi decorrendo até que a sede ficou pequena para as actividades realizadas. Com grande empenho dos associados e com vários donativos que os mesmos angariaram foi construída a nova sede no local onde estava a anterior e inaugurada com pompa e circunstância em 1962, sede que ainda hoje existe, embora já tenha sido alvo de remodelação e ajustes às necessidades actuais e ao próprio crescimento.

Sede actual da EDMMM